SINCODIV-RS - FENABRAVE

Reuniões

23/04/2015
Na defesa do fornecedor

No dia 23 de abril participou da reunião de diretoria como palestrante convidada, a presidente do Instituto de Desenvolvimento do Fornecedor do RS, dra. Eunice Dias Casagrande. Entre os assuntos, a necessidade de se conhecer detalhadamente o código de Defesa do Consumidor para diminuir o espaço para eventuais demandas judiciais. Para a advogada, o consumidor conta com esta importante ferramenta que é o Código, já o fornecedor ou prestador de serviços não possui nenhuma legislação que o proteja frente a eventuais processos. Para Eunice, o Judiciário é bem mais protetivo com o consumidor, ele parte da hipossuficiência do consumidor, ou seja, o consumidor não tem a visão técnica, pois não entende como o produto ou serviço foi desenvolvido, não tem a visão econômica, pois não sabe exatamente como o valor do produto ou serviço foi construído e por fim não tem conhecimento jurídico para se defender.

As empresas em geral, não se preocupam com o direito formal do consumidor e elencou exemplos de ações simples que foram julgadas e ganhas pelo consumidor, entre elas a causa vidros elétricos, na propaganda o anúncio dizia que o veículo tinha vidros elétricos, o consumidor comprou o carro e se deu conta que os vidros elétricos eram só dianteiros, entrou na justiça e a concessionária precisou instalar os vidros na parte traseira, outra questão envolvia bancos de couro, como não existe couro sintético ou vegetal, a palavra couro é só para produto de origem animal, a concessionária precisou instalar bancos de couro legítimo. Um terceiro exemplo foi um veículo de teste drive, o cliente escolheu o carro igual ao do teste e, quando foi buscar, as rodas não eram do mesmo modelo, resultado, um processo que durou um ano e oito meses, o cliente solicitou a devolução do valor do veículo com as correções do judiciário que são maiores que o de uma aplicação normal (juro é de 1% ao mês, mais correção monetária), e o veículo foi devolvido para a concessionária.

Casagrande também valorizou que o cliente precisa ser atendido de forma a ser fidelizado, pois a posição do consumidor é mais confortável, em todos os casos a prova é sempre de responsabilidade do fornecedor. Para a liderança, a opção do concessionário é desenvolver protocolos de atendimento com registros de forma a garantir que tudo foi realizado em conformidade com o cliente e este será um importante aliado numa demanda judicial.

Outro destaque feito pela convidada se refere a garantia, vale destacar que existe a garantia legal que é de 90 dias e a garantia contratual que é oferecida pelo fornecedor, é preciso deixar claro e assinado que a garantia de um ano inclui: 90 dias pelo prazo legal e 9 meses pelo contrato, totalizando um ano. Tão importante quando o prazo é especificar o que está dentro desta garantia em detalhes.

Eunice também explicou os casos onde o concessionário não tem a responsabilidade legal, sendo transferida à montadora.

O SINCODIV/FENABRAVE-RS disponibilizará algumas turmas para realizar treinamento com o Instituto com a duração de duas horas para os funcionários das concessionárias. O curso será gratuito e acontecerá na sede do Sindicato. Informações pelo telefone: (51)3377.8769 ou pelo email: eventos@sincodiv-rs.com.br com Andrelise.

Zero Hora apresenta novo formato do ZH Classificados

A reunião de diretoria do SINCODIV/FENABRAVE-RS do dia 23 de abril contou com a participação da gerente executiva de marketing do Grupo RBS, Flávia Krieger, da gerente comercial RBS Jornais, Cláudia Praetzel e da gerente de contas, Juliane Oliveira. As executivas apresentaram aos diretores o novo formato do produto ZH classificados.com.br. Conforme Flávia Krieger o Grupo realizou uma ampla pesquisa junto aos clientes e consumidores sobre o que o leitor e o anunciante acreditavam fundamentais para gerar negócios e interesse. O resultado foi um novo formato baseado em três pilares: visibilidade, conteúdo e benefício. Para Flávia o consumidor se sente seguro e acredita na edição impressa, principalmente, pela certeza de que a oferta ou produto que está anunciada ainda está disponível.

A gerente de contas Juliane Oliveira valorizou o resgate da marca ZH Classificados, agora totalmente reestruturada no novo conceito da Zero Hora e destacou a importância de associar aos anúncios informações editoriais relevantes de mercado, novidades e negócios. Juliane também ressaltou os benefícios oferecidos no novo formato impresso e a extensão do benefício para o anunciante na versão on line da Vitrine Digital e nos destaques no Clic RBS.

Fonte: Assessoria de Imprensa

VOLTAR