SINCODIV-RS - FENABRAVE

Reuniões

24/01/2024
Primeira Reunião de Diretoria de 2024

Na quarta-feira, 24 de janeiro, ocorreu na sede da entidade a primeira reunião da nova diretoria do Sincodiv/Fenabrave-RS. O encontro transcorreu em duas etapas, iniciando às 10h30 com a participação dos diretores e abordando temas estratégicos e relevantes para o setor, como a Lei Ferrari, Substituição Tributária, Comércio de Veículos por Locadoras e informações jurídicas. O presidente recém-eleito, Jefferson Fürstenau, apresentou a nova diretoria, enfatizando a gestão compartilhada e anunciando seu compromisso de realizar plantões presidenciais todas as quintas-feiras. Fürstenau ressaltou a ampliação da comunicação da entidade, que agora conta com presença no Instagram e LinkedIn.

A nova gestão já agendou para o próximo dia primeiro de fevereiro uma reunião com os profissionais de RH das concessionárias com a retomada do Grupo e suas atividades junto a estes profissionais.

Referente a Ação Judicial movida pela PGR, em se tratando de Lei Ferrari, ingressada no Supremo Tribunal Federal, o presidente Jefferson lembrou que a Fenabrave Nacional promoveu, recentemente, reunião com todas as lideranças regionais dos Sincodivs. O setor tem significativa preocupação com este movimento contra a Lei Ferrari. A orientação da Nacional é que, as entidades regionais e os concessionários não se manifestem, por enquanto. O Departamento Jurídico da Nacional está empenhado em relação ao assunto.

Em se tratando do tema ICMS-ST o presidente Jefferson lembrou a recente movimentação do Estado para um aumento na alíquota para 19,5%, o que impactaria significativamente o setor, mais uma vez teríamos o veículo mais caro do país em função das políticas locais. Felizmente e em tempo, foi extinta a previsão para a nossa categoria. Porém, o Sincodiv/Fenabrave-RS manteve a agenda de 31 de janeiro da nossa entidade com a Secretaria da Fazenda para abordar temas como; regramento das locadoras com Decreto no RS, alteração da Legislação para 12% e solicitação de ajuste na Substituição Tributária.

Durante a primeira etapa da reunião, a diretoria discutiu sobre a criação de uma Comissão para Veículos Eletrificados. Em função do aumento na demanda desses modelos em breve haverá alterações na Legislação dos Bombeiros e também na Legislação Trabalhista. Cerca de sete estados já receberam notificações solicitando informações sobre a segurança, incluindo o RS. O objetivo primeiro da Comissão é a criação de uma Cartilha com o intuito de mensurar o que as concessionárias podem fazer e quais a s mudanças necessárias a implementar.

Na segunda metade da reunião, que começou às 12 horas, estiveram presentes o Deputado Estadual Felipe Camozzato, a presidência e vice-presidência da Rede Pampa, Alexandre Gadret e Paulo Sérgio Pinto. O presidente Jefferson apresentou brevemente o desempenho do Rio Grande do Sul nas vendas de veículos e os desafios enfrentados pelo setor. A entidade destacou a perda gradativa nas vendas e a queda na participação nacional na última década, atribuindo isso, entre outros motivos, às políticas estaduais e à concorrência com as locadoras. Camozzato expressou seu compromisso com menos impostos, incentivo ao empreendedorismo, privatizações e diminuição de burocracias. Ele demonstrou simpatia em apoiar as ações da entidade. As lideranças da Rede Pampa se comprometeram em levar aos veículos do Grupo os temas de relevância para o setor. 

VOLTAR