SINCODIV-RS - FENABRAVE

Reuniões

01/02/2024
Primeira Reunião do Grupo de RH em 2024

No dia 1º de fevereiro, a sede do SINCODIV/FENABRAVE-RS foi palco da primeira reunião do Grupo de Recursos Humanos, que contou com a participação de 50 representantes da rede, além da transmissão via Zoom. O encontro contou com a presença do presidente Jefferson Fürstenau, do assessor jurídico Dr. Paulo Oliveira Balsemão e da coordenadora de RH, Cláudia Sittoni.

Entre os temas abordados na reunião, destacaram-se a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), os assuntos a serem trabalhados pelo Grupo de RH e a agenda de encontros para o ano de 2024. A CCT foi um ponto central de discussão, com atenção especial para as negociações de Acordos Coletivos em diferentes regiões.

Durante o evento, o presidente Fürstenau abriu espaço para ouvir os profissionais de RH sobre as negociações em andamento. Algumas regiões enfrentam desafios em fechar acordos devido à insegurança jurídica relacionada à representatividade laboral. O assessor jurídico Dr. Paulo Balsemão destacou que três ou quatro regiões assinam com o SINDEC, e o restante com a FENATRACON.

Um exemplo citado foi o de Porto Alegre, onde, apesar da decisão favorável da FENATRACON na Justiça, a entidade não validou o acordo junto aos órgãos federais competentes no ano passado. Diante da falta de mudança legal dois meses após o vencimento do acordo na capital, o Sincodiv optou por firmar novamente com o SINDEC, nas regiões onde a FENATRACON não validou o acordo.

Durante a reunião, os profissionais de RH levantaram questões sobre o Quinquênio, seguro saúde e odontológico e a solicitação de aprimoramento no texto de algumas das cláusulas da Convenção.

Ficou decidido que as reuniões mensais do Grupo de RH serão realizadas próximo ao dia 15 de cada mês, proporcionando uma agenda regular para discussões e tomada de decisões estratégicas. Essa iniciativa visa fortalecer a representatividade e garantir direitos dos colaboradores da rede, mantendo a transparência e a eficiência nas negociações coletivas.

VOLTAR