SINCODIV-RS - FENABRAVE

Treinamentos

07/07/2023

Atitude do Gerente no Novo Mercado

A liderança pelo exemplo é, de longe, uma das mais difíceis de serem colocadas em prática. O motivo é bem simples: muitos profissionais querem dizer aos seus liderados como devem agir, mas não se submetem a fazer o mesmo. Um líder de exemplo faz justamente o caminho inverso e, antes mesmo de tentar sugerir verbalmente uma mudança comportamental na sua equipe, mostra como se faz. A liderança de exemplo é aquela que toma a frente e mostra aos seus liderados o que é esperado deles, para só então exigir.

No dia seis de julho o Sincodiv/Fenabrave-RS oportunizou aos associados um treinamento que teve como inspiração; gestão de alta performance e atitude do gerente no novo mercado. Ministrado pelos profissionais da ProspectPro, Rafael Cutait, Daniel Pavanelli e André Mori, participaram do encontro mais de cem lideranças da rede de distribuição do Estado. O treinamento abordou: gestão de pessoas e cultura, processo e planejamento, tecnologia, marketing e vendas, gestão e acompanhamento de indicadores e treinamentos.

“Quando um profissional entra nas nossas empresas ele copia os colegas, depois ele adapta a cultura da empresa a sua forma de trabalhar, depois vem a etapa do desenvolvimento e da performance. Será que podemos ter nas nossas equipes somente profissionais de alta performance?”, questiona Pavanelli que justifica – “Precisamos clonar o novo profissional com as habilidades dos melhores da nossa equipe. Como líder é preciso estabelecer metas, acompanhar não só as vendas mas o detalhe. Agendamentos, presença digital, CRM, leads, inclusive o sonho pessoal de cada integrante da equipe, pois esta será a chave para o comprometimento e crescimento do profissional”, acrescenta.

Durante o treinamento, foi apresentada a matriz de alta performance, que a grosso modo seria todas as habilidades que a equipe precisa ter em seus diferentes setores. Argumentação, conhecimento técnico, técnica de prospecção, uso de redes sociais para negócios, fechamento do negócio, entre tantas necessárias para o desenvolvimento dos colaboradores. Com essa matriz fica um pouco mais fácil identificar quais profissionais precisam ser habilitados e quais precisam ser desafiados.

Em se tratando de vendas, por exemplo, o líder precisa ter dois momentos determinados em sua rotina. O primeiro momento seria verificar quais leads foram atendidos, quantos clientes compareceram, quantos atendimentos foram realizados, quais negociações estão em aberto, estabelecer e cobrar uma meta de prospecção. O segundo momento seria uma atenção detalhada aos agendamentos, rever e reagendar os que não vieram a loja, confirmação de agendamentos um dia antes e uma hora antes. Escolher uma venda perdida de cada vendedor e como líder retomar o atendimento dessa venda com o vendedor.

“O agendamento de hoje gera uma venda entre cinco e dez dias. A prospecção é uma rotina diária, o gerente precisa estar atento a meta pessoal de cada vendedor. E não basta somente interagir, é preciso ter qualidade nos processos”, comenta Rafael Cutait que acredita que as empresas não devem contratar pessoas para uma vaga, mas contratar pessoas pelos seus sonhos, o que querem conquistar na vida.

Vale lembrar que: a média do resultado de 100% de prospecções, gera 20% de agendamentos, desses 30% comparecem a loja e 30% fecham negócio.  

VOLTAR