SINCODIV-RS - FENABRAVE

Treinamentos

24/09/2019

Criando conexão com o cliente

No processo comunicativo 10% são palavras os outros 90% é comunicação não verbal

Fenabrave/Sincodiv-RS está promovendo uma série de treinamentos para a rede de distribuição para aproximar ainda mais equipe de clientes e facilitar o entendimento entre profissionais e consumidor, dessa forma, os negócios se tornam mais assertivos e com níveis mais altos de satisfação.Mais do que atender o cliente, é preciso criar conexão, isso fará do atendimento uma experiência inesquecível. Quando o foco de uma empresa é criar uma conexão genuína com o cliente, isso se torna parte da cultura da empresa e todos os colaboradores estarão engajados com essa causa.

“Só conseguimos criar conexão se sabemos algo do outro. A comunicação oferece a oportunidade de criar empatia. As pessoas sentem o que sentem e não é nossa responsabilidade ou nossa culpa, mas quando temos nossas necessidades atendidas estamos bem”, comenta Vivian Laube, consultora responsável pelo treinamento. Com formação em Relações Públicas, pós-graduada em marketing, gestão de empresas , liderança e comportamento organizacional, possui também formação em Neurolinguística, Comunicação não Violenta e Gestão de Conflitos.

Ao se envolver com os clientes é importante lembrar que eles tem sentimentos que são decorrentes de necessidades. Se estão satisfeitos certamente as necessidades estão atendidas. Mas se demonstram alguma emoção ou sentimento negativo, isso só acontece porque precisam de algo e a empresa tem que estar atenta. Focar nas necessidades do cliente e não na reação que ele está tendo naquele momento é fundamental para criar conexão. Os clientes valorizam as experiências emotivas e positivas, e, em alguns casos, as empresas ignoram essas necessidades. Para Vivian, atender alguém em uma relação comercial vai além de um excelente serviço ou produto perfeito, muito do que permanece dessa relação é a sensação, ou seja, a experiência que o cliente leva do contato com as pessoas da corporação.

Na maior parte do tempo temos a tendência a sintonizar somente com o que queremos ouvir e desligar a atenção do que não nos interessa. É preciso estar com a escuta ativa e a atenção plena no cliente, para entender o que o cliente está buscando. O ser humano também passa o tempo todo julgando e é preciso entender que julgamentos são resultado dos pensamentos e não necessariamente do fatos. As pessoas reagem de maneiras distintas e isso passa por crenças, valores, experiências e estado emocional.

Segundo Laube, é possível apenas com pequenas ações diárias levar mais confiança ao cliente, construir mais conexão e gerar uma ligação entre ele, você e o seu produto, além de transportar a ele uma imagem excelente da sua empresa. Como exemplo disso, a linguagem não-verbal possui um grande impacto sobre o comportamento social. Vender é estabelecer conexão sem, às vezes, nem mesmo dizer muita coisa. Primeiro escute, mantenha contato visual, observe as expressões faciais, cuide da sua postura, saiba usar a sua voz e mantenha o equilíbrio emocional. A estrutura do diálogo para conhecer o cliente passará de perguntas abertas para fechadas e o uso de paráfrases, que é quando o vendedor ratifica a informação repetindo parte da informação já passada pelo cliente para que ele reflita sobre o que ele deseja.

O treinamento ocorreu no dia 18 de setembro em Porto Alegre, em Caxias do Sul será dia 07 outubro e em Lajeado no dia 11 outubro . Informações pelo telefone 51-3337.0959 com entrada franca para os associados da entidade.

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