SINCODIV-RS - FENABRAVE

Treinamentos

23/05/2022

Finanças Pessoais - Como anda a sua?

A administração financeira pessoal pode parecer um processo complicado, repleto de termos técnicos e fórmulas incompreensíveis. Na verdade, é mais simples do que parece e qualquer pessoa que esteja disposta a aprender a correta utilização dos recursos pessoais – pode gerir salário, aplicações ou outras fontes de receitas.

Buscando despertar os profissionais da rede de distribuição para a importância do planejamento da sua vida financeira o Sincodiv/Fenabrave –RS ofereceu uma palestra sobre Finanças Pessoais, com o consultor das entidades Cesar Augusto Roth. Graduado em Ciências Contábeis, pós-graduado e mestre em Controladoria e consultor empresarial nas áreas de Contabilidade, Custos e Finanças, Roth apresentou possibilidades para aumentar receitas, reduzir custos e ainda saber o que fazer com o dinheiro que sobra.

Para o consultor, uma boa administração das finanças pessoais não pode abrir mão de um diagnóstico realista e um correto planejamento. Para o especialista é necessário reunir informações que garantirão a tomada de decisão no processo de gestão dos recursos próprios.

Nos últimos anos, muito tem se falado da importância da educação financeira e de como a inabilidade das pessoas em cuidar do próprio dinheiro vem causando perdas a elas mesmas, às organizações onde trabalham e à sociedade como um todo. O campo das finanças pessoais é vasto e se relaciona com todos os aspectos da vida das pessoas. É possível observar a influência e o impacto das finanças na saúde, na educação, nos relacionamentos e na vida profissional.

Entre as dicas do palestrante para aumentar a receita estão a escolha de um hobby remunerado nas horas vagas, investimento em aperfeiçoamento, a possibilidade de um novo negócio ou simples desapegos que podem gerar uma renda extra. No quesito reduzir despesas o consultor destacou o aspecto disciplina, comprar bem, estar atento a promoções é uma alternativa a ser implantada na rotina. Controlar serviços, adquirir somente o necessário, avaliar a utilização do veículo e evitar compras com juros.

Ocasionalmente, pessoas precisam recorrer ao crédito e fazer dívidas para dar cabo de obrigações financeiras. Saber utilizar o crédito de forma criteriosa e consciente é fundamental para que não se caia na armadilha do endividamento excessivo.

O planejamento financeiro inclui utilizar o dinheiro da forma mais racional e neste sentido, guardar 10% do que se recebe é uma regra ideal. Cesar destacou que muitas vezes é preciso esconder esse dinheiro de nós mesmos.

No final da palestra, César deu dicas de como as pessoas devem utilizar o dinheiro que sobra para construir mais segurança e mais riqueza. Falou dos perfis de investidores, suas características e possibilidades. Traçou um panorama sobre investimentos no Brasil nos últimos 20 anos e apresentou tabelas progressivas que incluíam, SELIC, CDI, Fundos, Poupança e moedas.

Participaram do evento, que foi gratuito, 183 profissionais da concessionárias do Estado.

VOLTAR