SINCODIV-RS - FENABRAVE

Treinamentos

02/05/2023

Um olhar para o NADA 2023

Sincodiv/Fenabrave-RS promoveram nesta terça-feira (25) palestra sobre as Tendências do Mercado Automotivo – NADA 2023. A apresentação ficou ao encargo dos profissionais da ProspectPró, através dos executivos Rafael Cutait, Daniel Pavanelli e André Mori. As lideranças associadas à entidade participaram de forma presencial na sede do Sincodiv/Fenabrave-RS e através da plataforma Zoom para o restante do Estado.

Entre os temas apresentados o vendedor como micro influenciador, as mudanças do consumidor, a retenção dos colaboradores, o gerente como multiplicador e mobilidade.

Na apresentação, os profissionais destacaram o forte apelo do NADA 2023 para as questões relacionadas a gestão de pessoas e os processos seletivos. Como fazer a concessionária ser desejada pelos profissionais e ser um melhor ambiente de trabalho. Na visão americana do negócio, não existe a possibilidade de melhorar a experiência do cliente sem melhorar a experiência do colaborador. É preciso ter em mente o quanto o profissional, aprende, se desenvolve e cresce dentro da empresa. Também foram destacados aspectos como processos bem estruturados tanto nas vendas como no pós-venda e no tratamento de leads. Tecnologias disponíveis, treinamentos e gestão.

Na visão do vendedor como micro influenciador, além de responder aos leads, este também precisa se posicionar no mercado como educador, especialista e ser capaz de demonstrar isso nas mídias digitais. Ter um alto conhecimento técnico dos produtos e da marca. Afinal, rostos na mídia garantem um maior engajamento. Manter o foco na experiência do cliente, no omnichannel, nos multicanais. O digital é fundamental, mas na maioria das vezes o cliente compra na loja física, então é preciso garantir uma experiência incrível para o cliente.

Quando contemplamos o líder das concessionárias, o mercado americano investe em profissionais que deem o exemplo, se o líder cobra a participação nas mídias digitais de seus profissionais ele também deve ser capaz de fazer o mesmo e liderar pelo exemplo. Essa liderança também precisa conhecer a sua equipe pelo propósito e isso quer dizer que, é preciso saber o sonho de cada liderado para trabalhar as metas da empresa associadas as conquistas pessoais de cada funcionário.

Hoje o consumidor no mundo quer mais agilidade, transparência, ele também quer se conectar com a empresa, com o vendedor e com a marca. As empresas estão lançando mão da inteligência artificial, da tecnologia e dos sistemas integrados, mas será que as concessionárias estão na velocidade e ritmo certos para este cliente? É preciso cuidar o excesso de informação, e não se pode esquecer de humanizar a jornada. O mundo está digital, mas o relacionamento é humano. O cliente busca um atendimento digital, humanizado porém, personalizado. As concessionárias não podem atender um lead, ou vários de forma igual, é preciso atender cada cliente pois, ele possui necessidades e características únicas.

Não é mais sobre como você gostaria de ser atendido e sim, de como o cliente quer ser atendido. Muitas vezes o concessionário não precisa de mais leads, o que ele necessita é de melhorar os processos para ser mais efetivo nas vendas e na fidelização do cliente projetando vendas futuras. O foco precisa estar em gerenciar a carteira de clientes.

Uma pesquisa americana apontou que 73% das diferenças nos índices de satisfação do cliente está relacionado ao turnover.

 “Não é possível fazer retenção de clientes sem retenção de colaboradores”, diz Cutait. Para ele, funcionários com média entre 3 a 10 anos de empresa tratam melhor o cliente e são mais capazes de fidelizar esses clientes.

Por fim, durante o NADA 2023 o tema mobilidade tratou de modelos elétricos e híbridos, aplicativos de locomoção, veículos compartilhados, aluguel por assinatura, bicicletas e patinetes elétricos como tendência. A justificativa recai na geração Z que passa a ser os novos compradores, as pesquisas apontam que esta geração não se importa com posses, o que abre espaço para novos formatos de negócio.

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