SINCODIV-RS - FENABRAVE

Treinamentos

14/06/2023

Feedback como Ferramenta de Gestão

O feedback ajuda a melhorar a comunicação entre líderes e colaboradores e cria um canal onde ambos conseguem estar sempre em contato, alinhando todas as questões sobre o trabalho. Foi na busca de qualificar ainda mais, os líderes das concessionárias do Estado que o Sincodiv/Fenabrave-RS promoveu no dia 14 de junho o treinamento - Feedback como Ferramenta de Gestão – promovido pela consultora de RH e Gestão Estratégica, Cláudia Sittoni.

Segundo Cláudia, existem dois tipos de Feedback: o positivo e o corretivo. Não é chamado de negativo, pois a intenção é que ele seja uma avaliação que aponte quais atitudes devem ser corrigidas, melhoradas, mudadas. A intenção é realmente corrigir algo e não negativar.

Saber que você fez um bom trabalho é sempre uma boa coisa, gera um sentimento de gratificação e, ao contrário do que muitos pensam, o feedback corretivo, quando feito da maneira certa, também motiva os colaboradores. Os motiva a melhorar, trazer novas ideias, a usar métodos melhores e tornar o trabalho mais produtivo.

O aprendizado e a evolução também são importantes e só acontecem quando um colaborador se sente encorajado a mudar e isso, consequentemente, só acontece quando um líder dá a ele um bom feedback de direcionamento. O papel de um líder é essencial para o desenvolvimento e engajamento da equipe. O líder é a pessoa com uma visão geral de todo o time e do trabalho desenvolvido, capaz de direcionar melhorias.

Os feedbacks devem se basear em fatos e acontecimentos. O gestor precisa relacionar situações reais, nas quais o colaborador se apresentou bem ou cometeu algum deslize. Essas avaliações devem considerar a cultura organizacional, procedimentos padrão, políticas e normas de conduta internas para que os julgamentos sejam igualitários.

Uma opção oferecida como estrutura de feedback é o tradicional ‘sanduiche’. “O sanduíche é formado por um pão, o recheio e outro pão em cima, certo? A ideia dessa técnica de feedback também é dividida em três partes. A primeira etapa do feedback sanduíche é destacar os pontos positivos. É importante que o seu elogio seja sincero, específico e bem descritivo. O segundo passo é o recheio e significa que depois do elogio, é hora de apresentar os pontos que precisam ser melhorados. Evite iniciar essa parte com expressões como: mas ou porém. Elas podem fazer com que a pessoa que esteja recebendo o feedback sinta que o seu elogio não foi sincero. Por exemplo: em vez de falar que uma pessoa é desorganizada, fale que ela poderia melhorar a forma na qual ela organiza a sua carteira de clientes. Seja objetivo e específico, sem ser rude. Traga fatos concretos para que a pessoa assimile o seu feedback. O terceiro passo é o outro pão. Para finalizar o Feedback Sanduíche, você deve terminar fortalecendo as qualidades que podem ajudar com que o seu liderado chegue nos resultados que você espera.

Então fornecer um feedback não é só apontar valores e defeitos, mas sim guiar o profissional nas melhores soluções. Vale destacar que, para encontrar caminhos é preciso ter escuta e construir com o profissional a melhor abordagem de trabalho.

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