SINCODIV-RS - FENABRAVE

Notícias

06/02/2019

Vendas de Veículos no Brasil e no RS

A Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores divulgou, nesta terça-feira, 5 de fevereiro, o desempenho do setor automotivo no primeiro mês do ano.

Os emplacamentos de veículos novos no Brasil, considerando todos os segmentos (automóveis,comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros) somaram 303.319 unidades, o que representa alta de 12,73% na comparação com janeiro do ano passado, quando foram emplacadas 269.075 unidades. Na comparação com dezembro de 2018 (331.124 unidades), o resultado foi 8,40% negativo.

Para o Presidente da entidade, Alarico Assumpção Júnior, o desempenho de janeiro reforça a expectativa positiva da FENABRAVE para 2019. “A queda contínua da inadimplência, tanto para pessoa física quanto jurídica, aliada ao aumento da confiança do consumidor influenciaram no resultado deste primeiro mês, na comparação com igual período de 2018”, comentou Assumpção Júnior.

Os segmentos de automóveis e comerciais leves no país, somados, apresentaram alta de 8,67% em janeiro, se comparado com o mesmo período de 2018, totalizando 190.752 unidades, contra 175.537. Já na comparação com dezembro de 2018, quando foram comercializadas 224.977 unidades, houve retração de 15,21%. “Essa sazonalidade do mercado se deve ao fato de que, em janeiro, o consumidor brasileiro fica menos disposto a trocar de carro, devido às despesas geradas neste período, como IPVA, material escolar, além da antecipação de compras, verificada em dezembro, por conta do 13º terceiro salário e das promoções do período”, explicou o Presidente da FENABRAVE.

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul as vendas somaram 16.121 unidades, incluindo todos os segmentos, na comparação entre janeiros houve um crescimento 11,59% no RS.Em relação a de dezembro houve retração de 12,68% no RS. Sazonalmente o mês de dezembro tem um apelo em vendas superior ao mês de janeiro e não deve servir como balizador para avaliar negativamente o mercado. A Fenabrave/Sincodiv-RS avalia o primeiro mês do ano como positivo, com vendas superiores ao início do ano passado.

Autos e Comerciais leves comercializaram no primeiro mês do ano, 11.771 unidades, o que significa um crescimento de 10,56% em relação à janeiro de 2018. Caminhões contabilizou 514 unidades vendidas, com crescimento de 47,28% no comparativo com janeiro do ano passado. Ônibus comercializou uma centena de unidades com crescimento de 44,93% se comparado ao mesmo mês de 2018. O setor de duas rodas apresentou crescimento e relação as vendas de dezembro e no comparativo a janeirp do anos passado. Em relação ao mês anterior o crescimento foi de 6,14% e a janeiro de 2018 o índice positivo foi de 10,68%. Assim como o setor de motos o segmento de implementos rodoviários também apresentou crescimento frente a dezembro de 33,33% e no comparativo com janeiro o percentual de crescimento foi de 112,72%.

Para Fernando Esbroglio, diretor-geral da Fenabrave-RS e presidente do Sincodiv-RS, é importante compreender que em uma economia sustentável índices muito altos de crescimento não encontram guarida. "Avaliamos o movimento das vendas como reflexo de uma economia que está buscando o ponto de equilíbrio", comenta Fernando - "10% de crescimento sobre determinado mês pode parecer muito, mas para segmentos que apresentaram índices contínuos de queda nos últimos quatro anos, significa que estamos nos movendo positivamente", acrescenta.

O setor de pesados apresentou queda acumulada de 70% nas vendas nos últimos anos o que justifica os índices superiores em crescimento.