SINCODIV-RS - FENABRAVE

Notícias

09/03/2023

Vendas de veículos no mês de fevereiro no RS

O mês de fevereiro, sazonalmente, não é um período de destaque em vendas, normalmente tem um número menor de dias e na grande maioria das vezes, feriados de Carnaval e Nossa Senhora dos Navegantes para muitos municípios incluindo a capital onde reside o maior número de emplacamentos. A notícia positiva é que, mesmo com um número menor de dias úteis o Estado contabilizou vendas maiores, por dia, se comparado ao mês de janeiro. Foram 438 veículos vendidos no Estado por dia, contra 421 em janeiro.

Na avaliação do Sincodiv/Fenabrave-RS, o mês de Fevereiro comercializou 9.634 unidades contra 10.947 em janeiro, o que significa que o setor somou queda de 11,99% em relação a janeiro, os números incluem autos, comerciais leves, motos, ônibus, caminhões e implementos rodoviários. No acumulado do ano, considerando o bimestre, houve alta de 8,37%. Se considerarmos somente o mês de fevereiro comparado ao mesmo mês do ano anterior a alta foi de 0,65%.

O único segmento que apresentou dados positivos no segundo mês do ano foi o de ônibus que comercializou 111 unidades em fevereiro e 71 em janeiro, 56,34% de crescimento. No acumulado do ano o crescimento é de 78,43% e se compararmos fevereiro deste ano com o do ano passado, o saldo também foi positivo com 117,65% de crescimento. A justificativa recai na retomada do uso dos coletivos em período pós-pandemia e rescaldo de ano eleitoral, que normalmente oportuniza um crescimento no setor.

O maior volume efetivo de vendas são nos segmentos de carros de passeio e motocicletas, estes tiveram um Fevereiro negativo porém, somam números positivos no acumulado do ano, se comparado ao ano anterior. Automóveis fechou fevereiro com queda de 12,95% e no acumulado soma crescimento de 9,46%. O segmento de motos fechou o mês com queda de 10,75% e crescimento acumulado de 21,86%.

Para as entidades, a preocupação está na perda em participação no ranking nacional. Há uma década, o Rio Grande do Sul ocupava a 5ª colocação nas vendas do Brasil, atualmente estamos em 8º lugar no ranking, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina e Goiás.

“A condição de recuperação do RS, em face dos licenciamentos de veículos, diante dos demais Estados da Federação, ainda é algo instável e não consolidado. O que continua acontecendo, talvez pelas condições da seca nos últimos meses, prejudicando a agricultura e as aquisições de veículos dela decorrentes, entre outros fatores ainda não determinados. O RS não acompanha o mesmo nível de evolução de mercado que ocorre no Brasil. Quando o mercado cai, RS cai mais e quando sobe, RS sobe menos. No final de 2022, o Estado havia recuperado 0,1 % da participação nacional (4,1), em função de uma mudança na regra de Substituição Tributária acordada entre Secretaria da Fazenda Estadual e Sincodiv/Fenabrave-RS que, nos restituiu parte da competitividade frente a outros estados. Porém, no início deste ano, o RS retornou para o patamar de 4,0% de participação”, diz Paulo Siqueira, presidente das Entidades.

Cabe aqui lembrar o perfil comprador, segundo dados da entidade, no ano de 2022 o destino das vendas tiveram a seguinte configuração: 49% pessoas físicas, 20% locadoras de veículos e 30% venda direta para pessoa jurídica. Lembrando que a produção industrial foi de 5 milhões de unidades em 2013, atualmente a produção é de 2,5 milhões. Dos 20 carros mais vendidos, apenas 6 são modelos ditos “de entrada”, os demais são SUVs e Picapes.

 Para acessar os dados clique AQUI