SINCODIV-RS - FENABRAVE

Notícias

13/12/2023

FENABRAVE/SINCODIV-RS divulga desempenho das vendas de veículos em novembro no Rio Grande do Sul

Os resultados das vendas de veículos em novembro confirmam as expectativas para 2023, alcançando um crescimento da ordem de 12% em relação às vendas de 2022. O desempenho positivo deve-se, em grande parte, ao Programa de Incentivo à Aquisição de veículos zero km lançado em junho pelo Governo Federal, que contribuiu para a recuperação dos volumes mensais de emplacamentos a partir de julho, elevando as vendas mensais médias dos segmentos de automóveis e comerciais leves em 20% no segundo semestre.

No Estado do Rio Grande do Sul, os dados de novembro indicam uma leve queda de menos de 1% em comparação ao mês anterior, com registro de 15.334 unidades vendidas. Enquanto, em termos de vendas acumuladas, em 2023, nosso estado mantém um crescimento superior a dois dígitos.

Na avaliação do Presidente Paulo Siqueira, os resultados do mercado gaúcho seguem alinhados com o mercado nacional, com a pequena vantagem percentual comparativa de 2,8% no mês de novembro. De forma geral, refletem os efeitos de um menor volume de compras realizadas por grandes locadoras com sedes em outros estados da federação, especialmente em Minas Gerais.

Destacam-se três segmentos que apresentaram aumento comparativo significativo em relação a outubro. O setor de automóveis experimentou um crescimento de 3,35%, passando de 7.414 unidades em outubro para 7.662 unidades em novembro. Os caminhões registraram um aumento de 17,11%, totalizando 883 unidades vendidas, em comparação com as 754 unidades em outubro. Já o segmento de ônibus teve um crescimento de 5,95%, com 89 unidades vendidas em novembro contra 84 em outubro.

Entretanto, alguns setores apresentaram queda, sendo o de comerciais leves o mais impactado, com uma redução de 10,98%. No acumulado do ano, a maioria dos segmentos registrou números positivos, com destaque para implementos rodoviários, que cresceu 35,80%, e comerciais leves, com alta de 31,24%. Nota-se, contudo, que o setor de caminhões ainda acumula uma queda de 20,63%.

Quanto ao segmento de motocicletas, com desempenho positivo acumulado em 2023, é importante ressaltar que suas vendas têm um peso médio de 35% em relação às vendas somadas dos segmentos Autos + Com. Leves no RS. Enquanto no Brasil, esse peso em média supera os 60%, chegando em alguns meses no início do ano a alcançar patamares de 80% do volume de unidades vendidas. Esse diferencial entre o cenário estadual e nacional é principalmente justificado pela crescente demanda de motocicletas para prestação de serviços logísticos em centros urbanos com grandes congestionamentos no trânsito.

No geral, o setor automotivo gaúcho somou nos 11 meses do ano a venda de 149.287 unidades, enquanto no mesmo período de 2022 foram emplacadas 134.114 unidades. A Fenabrave/Sincodiv-RS projeta um crescimento entre 10% e 12% para o setor no Estado ao longo deste ano.

Importante ressaltar que dezembro é tradicionalmente considerado um dos melhores meses para o fechamento de negócios, impulsionado pelo espírito de fim de ano e pelo reforço do consumidor com o recebimento do 13º salário. Apesar de novembro ter sido marcado por dois feriados no Estado, resultando em menos dias úteis, ainda assim, registrou a segunda maior média diária de vendas, com 633 unidades comercializadas por dia.

No cenário nacional, o Rio Grande do Sul mantém a sétima posição no ranking de vendas de veículos, ficando atrás dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e Santa Catarina. Em 2020, o estado ocupava a quinta posição no ranking. A Fenabrave/Sincodiv-RS continuará monitorando o desempenho do setor e antecipa que os dados iniciais de dezembro ainda trazem incertezas quanto ao crescimento de dois dígitos em 2023, conquista que ainda dependerá de um impulso adicional nas vendas da segunda quinzena do mês para se concretizar.

Confira os emplacamentos AQUI