03/09/2025
EPTC e Sincodiv-RS firmam parceria para promover educação e segurança no trânsito
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Rio Grande do Sul (Sincodiv-RS) firmaram um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas à educação para o trânsito. A assinatura do termo ocorreu durante o fórum regional “Veículos que Movem o Futuro”, realizado na Expointer, que reuniu a diretoria da EPTC, do Detran-RS, especialistas, empresários e representantes da mídia e da cadeia automotiva para debater inovação, sustentabilidade, novas tecnologias e os desafios da mobilidade.
O diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, destacou a importância da cooperação. “Através da expertise da nossa Escola Pública de Mobilidade — setor qualificado para o planejamento, o desenvolvimento e a execução de programas, cursos e projetos educativos —, junto com a abrangência do Sincodiv, vamos ampliar a reflexão sobre o papel de cada um no trânsito, o que é fundamental para garantir maior segurança viária em nossas ruas, estradas e avenidas”, afirmou Bisch Neto.
O presidente do sindicato dos concessionários e distribuidores de veículos, Jefferson Furstenau, mostrou confiança nos resultados que devem ser obtidos com a parceria. “Esta será a maior ação de conscientização de trânsito da iniciativa privada em conjunto com o poder público, através dos nossos associados, que atendem anualmente uma média de 350 mil pessoas em vendas de veículos novos e seminovos, e outras 525 mil em serviços de pós-venda”, destacou.
Na ocasião, foi lançado o projeto Sincodiv-RS Educa – Trânsito Consciente, Vida Preservada, que tem como propósito a união de esforços entre o setor público e a iniciativa privada para a redução de sinistros de trânsito, ao incentivar comportamentos seguros e garantir mais proteção à população.
O projeto busca reduzir comportamentos de risco, estimular o respeito entre motoristas de carros, motos, caminhões e ônibus, ciclistas, usuários de patinetes e pedestres; divulgar regras e leis de trânsito de forma acessível; promover o uso racional e seguro de bicicletas e patinetes elétricos; além de encorajar atitudes sustentáveis e coletivas no deslocamento urbano.
Entre as ações previstas estão a instalação de totens com mensagens educativas em cada uma das 543 concessionárias associadas, além da exibição de vídeos orientativos aos clientes no momento da entrega de veículos novos, seminovos ou em serviços de pós-venda. O primeiro terá como foco o alerta: “Não utilize o celular ao dirigir, especialmente o WhatsApp, um dos principais fatores de risco no trânsito”. O segundo será direcionado aos motociclistas, com orientações específicas de segurança. Outros conteúdos serão desenvolvidos ao longo do projeto.
Texto e Foto: Gustavo Roth
Edição: Gilmar Martins